Descubra os Tipos de Madeira e Suas Medidas
Quais os tipos de peças de madeira?
Segundo a norma NBR 14807 – Peças de madeira serrada, as dimensões das peças de madeira para uso geral devem se enquadrar nos intervalos de medidas que falaremos a seguir.
Caibro
Os caibros são peças retangulares de madeira utilizadas principalmente na montagem da estrutura do telhado. Eles ficam acima das terças e abaixo das ripas.
Segundo a norma o caibro deve ter de 4 a 8cm de espessura e de 5 a 8cm de largura. Geralmente as peças são vendidas com 3 a 6 metros de comprimento.
Viga
As vigas e vigotas também são peças retangulares de madeira utilizadas na montagem da estrutura do telhado. Elas são responsáveis por suportar os pesos dos telhados e direcionar as cargas para as colunas e fundações.
A diferença entre a viga e o caibro está na largura das peças. Segundo a NBR 14807 a viga tem de 8,1 a 16cm de largura. Já a espessura é a mesma do caibro, variando de 4 a 8cm.
Ripa e Ripão
As ripas e ripões são peças retangulares de madeira utilizadas principalmente na montagem da estrutura do telhado. Elas ficam acima dos caibros e servem de suporte para as telhas.
As ripas possuem uma seção transversal pequena quando comparada ao caibro. Segundo a NBR a ripa deve ter entre 1 e 2cm de espessura e de 2 a 5cm de largura. Já o ripão deve ter de 1,5 e 2cm de espessura e de 5,1 a 7cm de largura.
Prancha
As pranchas, também são peças retangulares de madeira parecidas com tábuas, porém a espessura e largura são maiores. Ela também é utilizada na estrutura de telhados.
A NBR classifica as pranchas em 3 categorias, sendo:
- Pranchinha: peças com 3,8cm de espessura e mais de 10cm de largura;
- Prancha: peças com espessura de 3,9 a 7,0cm e largura acima de 16,1cm;
- Pranchão: peças com espessura de 7,1 a 16,1cm e largura acima de 16,1cm.
Tábua e sarrafos
As tábuas e sarrafos são peças retangulares de madeira utilizadas principalmente para montagem das fôrmas de concreto e andaimes.
A diferença entre a tábua e sarrafo está na largura das peças, segundo a NBR 14807 as peças com menos de 10cm de largura são denominadas por sarrafo. Já as peças com mais de 10cm de largura são as tábuas.
Ambas têm espessura de 1 a 3,7cm e são vendidas com 3 metros de comprimento.
Pontalete
Os pontaletes são peças compridas de madeira muito resistentes. Eles são utilizados desde a montagem do gabarito da obra até o escoramento da laje.
Segundo a NBR 14807 os pontaletes devem ter de 7 a 8cm de espessura e largura. Você encontra no mercado peças brutas e roliças de eucalipto e peça serradas e quadradas de pinus e cedrinho. O comprimento varia de 3 a 6 metros também.
Quadrado
Os quadrados são peças compridas de madeira muito resistentes. Eles são utilizados como pilares e podem suportar o peso das edificações.
Ainda segundo a norma, as peças de madeira são classificadas como quadrados quando a espessura e largura são iguais e acima de 10cm.
Quais os tipos de acabamento?
Além do formato, tamanho e tipo, as peças de madeira também se diferenciam pelo tipo de acabamento. Os acabamentos mais comuns são:
Madeira bruta
A madeira bruta não recebe nenhum tratamento para retirada de imperfeições e rebarbas.
Este tipo de madeira tem um aspecto mais grosseiro, por isso deve ser usada em caixarias, andaimes e estruturas de telhados que não ficarão expostas.
Madeira Aparelhada
Já a madeira aparelhada passa por um tratamento para retirar as imperfeições naturais e rebarbas. Por isso ela tem uma superfície mais lisa e homogênea.
Ela é muito utilizada em locais onde a estrutura de madeira ficará aparente e receberá acabamento com verniz.
Madeira Autoclavada
Já a madeira autoclavada é tratada por um processo industrial com produtos inseticidas e fungicidas que a protegem contra o apodrecimento, o ataque de cupim e outros agentes biológicos.
Devido a sua alta resistência ao apodrecimento, a madeira autoclavada é indica para locais externos sujeitos à intempérie e em contato direto e permanente com o solo.